quinta-feira, 4 de abril de 2013

Honra teu pai e tua mãe...

... a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá (Êxodo 20.12). O primeiro mandamento com promessa.

Você já deve ter escutado muito isso, não é mesmo?

Sabe... Eu pensei em falar sobre vaaaarios assuntos por aqui, mas esse assunto foi o único que jamais passou pela minha cabeça, JAMAIS. Mas, lembra que na quinta passada eu falei que iria orar antes de cada post, que não iria escrever o que tivesse vontade, mas sim o que o Senhor mandasse?!
Pois bem, sábado agora que passou, eu orei antes de dormir e perguntei ao Senhor o que eu falaria esta semana. Na madrugada acordei e pouco acorda, pouco dormindo, o Senhor me falou claramente, “fale de honrar pai e mãe”. Jesusss... Honrar pai e mãe? Exatamente.

Enfim, quando você obedece a palavra de Deus, você está adorando ao Senhor , se queremos a bênção de Deus sobre nossas vidas, precisamos honrar nossos pais. Levemos a sério este mandamento com promessa. Quando honramos nossos pais, obedecemos primeiramente a Deus.

Este é um princípio geral, que só poderá ser quebrado se houver, por partes dos pais, uma grave quebra da Palavra de Deus. Se um pai pede ao filho para desobedecer a um dos mandamentos, o filho deve desobedecê-lo e somente neste caso.

Tirando isso, pai e mãe devem merecer a nossa honra, não importa se temos um relacionamento mais profundo com um ou com outro. Precisamos todos nos lembrar que este mandamento não pede que achemos que nossos pais sejam perfeitos, porque eles não são; eles são falhos como todos nós somos, pecadores que somos (Romanos 3.23). Amemos nossos pais, mesmo que não mereçam, porque o amor não pode depender do mérito.

Um filho que honra seu pai não se envolve com influências ruins que levam aos vícios e à irresponsabilidade, que levam à destruição. Tudo que falei até agora é Bíblia, é Palavra de Deus. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara" João 8:32. E eu louvo ao Senhor por me mostrar coisas que antes não enxergava.


Quem escreve para vocês aqui, foi uma pessoa que muita criancinha deixou de morar com os pais. Hoje eu sei que desde o ventre da minha mãe o Senhor havia me escolhido, porém desde que nasci o inimigo tenta tirar o meu sorriso, colocar trauma, mágoa, rancor, ressentimento no meu coração,  (ele é um derrotado, Jesus me salvou). Meus pais nunca foram casados, minha mãe engravidou de mim aos 24 anos (ela já tinha dois filhos que morava no interior com meus avós) e meu pai tinha 18 anos, ele ainda era estudante e não trabalhava. Minha mãe era empregada doméstica de uma casa, na mesma rua que meu pai morava. Meu pai morava na casa da tia. Daí minha mãe sem condições financeiras de me criar, recebeu uma proposta do irmão do patrão dela, ele queria me adotar, tinha condições financeira muito  boa, me daria tudo que precisasse, educação, saúde, lar... mas tinha um detalhe, jamais poderia saber que era adotada, iria crescer enganada. Minha mãe aceitou a proposta, afinal ela não poderia me dar nada disso (ou então ia morar lá no interior com meus irmãos, na casa dos meus avós, nessa época era uma casinha de taipa, sem energia e sem água encanada) e meu pai muito novo e nem trabalhava. Sabe o que aconteceu?!

A tia que meu pai morava com ela, interferiu. Essa tia nunca casou, nunca teve filhos, mas “criou” vários sobrinhos, então para eu não ser adotada, ela disse que me criaria também. Enquanto minha mãe amamentava ela também ficou lá comigo, na casa da minha tia. Depois ela voltou a trabalhar, passava o dia no trabalho e a noite dormia lá comigo. A casa que ela trabalhava era na mesma rua, como já falei. Durante o dia, meu pai me dava banho, comida, me levava para escola, passeava comigo, me dava até chocolate batom se eu almoçasse tudo rsss, lembro de tudo isso... Minha tia passava o dia trabalhando, ela é muito inteligente, era professora de farmácia da universidade federal, muito esforçada, estudiosa, fez pós, mestrado, passou em dois concurso público, foi chefe de setor, um referencial pra mim. O tempo passou e meus pais se desentenderam, minha mãe já não dormia mais comigo, depois ela se mudou para o Estado vizinho, morou lá 5 anos, quando voltou foi morar longe de mim, meu pai tinha suas namoradas, quando fiz 6 anos de idade ele se casou e foi morar com a esposa. E eu fiquei lá na casa da minha tia-mãe. Quando minha tia ia trabalhar, eu ficava em casa com minha bisa e várias pessoas que morava lá também, primas, primos, tios, tias, era gente nessa casa, viu? Ahhah E os anos foram se passando, as pessoas indo embora dessa casa, minha tia-mãe se aposentou, depois minha bisa faleceu... e eu lá com titia.

Titia era minha mãe, meu pai, minha vida. Ela cuidava de mim. Quando eu ficava doente ela era minha médica, eu era manhooosa, ficava lá na cama deitada e ela fazendo chá pra mim. Também me dava de tudo, muito cedo já tinha cartão de crédito, estudava na melhor escola da cidade, fazia os melhores isolados/cursinhos. E eu ainda era respondona, viu? Eeeera... malcriada, respondia ela que só! Principalmente na adolescência, quando não estava nos caminhos do Senhor, queria ir para as festas e ela não deixava, aí pronto, a confusão era grande. Teve um ano que era tanto churrasco e aniversário de 15 anos dos amigos da escola que reprovei, tive que repetir o ano, lá vai titia pagar mais um ano da escola mais cara de Natal. Pois é, ela assumiu o duplo papel de mãe e pai na minha vida. Ela me amava do jeito dela, ela não foi criada com beijos, abraços, dizendo “eu te amo”, fazendo carinho... e também não me criou assim. Ela me amava na linguagem dela, nunca fiz nada dentro de casa, afazeres doméstico, ela lavava minha roupa. Quando acordava meu café da manhã estava na mesa, meus livros separados, minha farda passada, foi desse jeito até quase meus 18 anos. Não foi só assim comigo, ela fazia o mesmo com outros primos que criou.

Quando voltei para os caminhos do Senhor e aí veio o temor do Senhor na minha vida, não respondia mais minha tia, Deus me deu mais paciência, respeitava ela . Foi muito fácil obedecer este mandamento em relação a minha tia-mãe.

E com meus pais biológicos?!

Bom... vou continuar meu testemunho sobre esse assunto na próxima quinta , quero passar para vocês o que o Senhor tem me ensinado sobre honrar pai e mãe, as mudanças que o Espírito Santo vem fazendo no meu coração. Peço oração para que Deus me ajude a escrever aquilo que Ele fez.

Eu toda chic kkkk

Na formatura do ABC

Primos-Irmãos, eles também moravam lá.

A professora me entregando o diploma, vocês acreditam que me encontrei com ela ontem, no shopping? rsss

4 comentários:

Agda lima disse...

Vamos dizer que tava parecendo história de novela heheh, graças a Deus que Ele te resgatou e mudou sua vida. Esperamos a continuação!!! Bjos linda Deus abençõe.

Kelly disse...

Amém, querida! O Senhor sara todas as nossas feridas. Nenhuma delas é desculpa para não obedecermos os seus mandamentos. Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre! Beijinho!

www.amenidadesdekelly.blogspot.com

Sara Lima disse...

Adoreeei! Que post gostoso de ler! Rs
To curiosa pra a próxima quinta-feira! kk

Anônimo disse...

Aguardando a continuação dessa história.

Vanessa Vianna