segunda-feira, 29 de julho de 2013

70 x 7

Oi, meninas! Como vocês estão? Estava pensando sobre o que compartilhar com vocês essa semana, e acho coerente falar sobre um tema que está tomando conta dos meus pensamentos ultimamente... O tão falado perdão.
“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.” [Mateus 18:21-22]


Acredito que vocês já leram MUITA coisa sobre esse tema, não é? Bem, eu já li. Durante toda minha vida caminhando com Jesus sempre tomei bastante cuidado com o rancor, com a falta de perdão, e sempre acreditei que pelo menos nesse quesito eu era uma cristã exemplar. Foi exatamente aí onde Papai puxou meu tapete, e foi a hora de acordar.

Passei por uma situação bastante complicada que não cabe ser falada aqui, mas posso dizer que me marcou e me mudou muito também. Após passar por essa fase, depois de muitas orações, consagrações, jejuns, e etc, acreditei que estava livre da prisão onde a mágoa me encarcerou, porém ao me deparar com alguns “surtos” de ira, percebi que estava mais aprisionada do que nunca. Como isso aconteceu? Eu não permiti que Deus agisse por completo na minha vida, eu determinei até onde a mão dEle poderia me curar, e acabei trancando no meu coração uma série de sentimentos que só me entristeciam.

Quantas vezes não fazemos isso, verdade? Limitamos o agir de Deus na nossa vida, e sabemos que Ele só pode agir quando o damos liberdade para isso. Mas como já escrevi na minha apresentação aqui, sou uma menina muito teimosa mesmo. Eu percebi o que estava acontecendo, e mesmo declarando com meus lábios que queria ser livre, minhas atitudes ainda eram de uma pessoa aprisionada. Mas Deus não desiste de nós (ainda bem!), e Ele me deu mais uma (algumas, na verdade) oportunidade(s)... Faço parte do grupo de teatro da minha igreja, e em uma de nossas reuniões nos foi apresentada uma nova proposta de peça, com que tema? Hein? Advinham? Isso mesmo, perdão. Na hora que ouvi, logo fiquei pensando “Ah Deus, eu já sei o que o Senhor quer tratar, já falamos sobre isso, então dá um descanso pra mim, depois a gente acerta isso”, continuei na minha teimosia de sempre. Então na reunião seguinte, lemos um capítulo do livro Maravilhosa Graça, do Phillip Yancey (RECOMENDO DEMAIS!), o capítulo designado para discutirmos semana... E o tema do capítulo era... Perdão!

Acho que levei uns três dias pra ler o capítulo todo, porque eu começava a ler e desistia, com medo de ver aquilo que eu já sabia, com raiva por não conseguir colocar em prática, e abatida por estar revivendo as sensações que passei anteriormente. É incrível como adiamos coisas que são inadiáveis sem a menos necessidade, né? Mas por fim terminei o dito capítulo, me esvaindo em lágrimas, e consegui entender o que eu precisava fazer para que Deus me tirasse daquele cativeiro.

Perdoar não é fácil. Mas quem disse que seria? E quem disse que só nós sofremos? Ouvi hoje com minha professora que sempre temos que analisar os dois lados de uma história, e que nenhum dos dois lados é totalmente inocente. Você pode ter sido magoada, mas também pode ter magoado, mesmo sem saber, e também precisa pedir perdão por isso, o que não é nada fácil mesmo! Como tornar esse processo menos doloroso, então? Pedindo ajuda! Deus nos sinaliza diversas vezes em sua palavra para não temermos porque Ele é por nós, e parece que tapamos nossos olhos e ouvidos para essas palavras de força. Tenho certeza que muitas de vocês já passaram por coisas difíceis de se perdoar, mas vou dizer uma técnica que uso atualmente sempre que passa pela minha cabeça a possibilidade de não perdoar alguém: Jesus me perdoou! Ele viveu entre nós, veio para os escolhidos, e eles o desprezaram, o traíam, e mesmo assim, mesmo sofrendo uma morte terrível e dolorosa, Ele se fez maldição por nós!

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.” [Gálatas 3:13]
Qual prova de perdão pode ser maior do que essa? Qual sofrimento terreno pode ser mais imperdoável do que isso? Sempre que penso no sacrifício de Jesus, me sinto tão pequena, tão mesquinha... E a única coisa que passa pela minha cabeça como forma de agradecimento por esse sacrifício é cumprir a vontade dEle aqui na terra. Perdoar não é fácil, mas é o que devemos fazer. Não permita que os grilhões de Satanás façam parte da sua vida, Jesus pagou caro pela sua liberdade, então demonstre gratidão por isso! Clame a Ele, e seja livre de toda opressão do maligno. Que a cada dia estejamos mais perto de Deus, e que Ele nos fortaleça para vencermos todo sofrimento e dificuldade terrena podendo assim alcançar o prêmio da soberana vocação!

Beijinhos e fiquem na paz!
M.M.


"Não perdoar me aprisiona ao passado e exclui todo potencial de mudança. Assim, transfiro o controle ao outro, meu inimigo, e me condeno a sofrer as consequências do erro." [Phillip Yancey - Maravilhosa Graça]

Nenhum comentário: