quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pra quê eu estou no mundo? Ministério Infantil #01

Dando continuidade a minha nova série de posts "Pra quê eu estou no mundo?" Eu quero falar hoje sobre a minha função mais importante de todas hoje.
Como eu já disse, eu desenvolvo "minha utilidade" aqui no mundo envolvida em alguns projetos, e o que vou contar hoje aqui é o: Ministério Infantil, o mais lindo do mundo!


Trabalhar no ministério infantil é duro, é difícil, você tem que limpar xixi e cocô, tem que carregar muita criança, fazer parar de chorar, ver os menores derramar suco ou lanche na mesa que você acabou de limpar e tentar se conscientizar de que foi sem querer, em alguns casos raros colocar pra dormir, aguentar a "forte personalidade" daqueles mais abençoadinhos, abrir mão de muita coisa (muita coisa mesmo), entre outras coisinhas extras.
Mas sabe o que é passar por tudo isso em um único dia e no final dele você se sentir a pessoa mais especial, mais amada, mais realizada do universo?! É inexplicável. Só de pensar que eles estão crescendo e que um dia não serão mais minhas pipoquinhas eu choro de saudade precoce.

1 - Como funciona um Ministério Infantil?

O ministério com crianças é muito mais amplo do que a maioria das pessoas pensam. O ministério com crianças também pode ter vários formatos a depender da igreja, exemplo: Existem igrejas que consideram ser desnecessário ter uma equipe dedicada às crianças, então uma pessoa só cuida de tudo, existem outras que dão muita prioridade ao ministério com crianças e forma-se uma equipe, treinada, capacitada só pra isso e tals, geralmente igrejas grandes.

Na igreja que eu faço parte (SIBDD) o ministério infantil é ainda pequeno a meu ver, temos uma equipe de 15 professores e monitores, o que é pouco para a quantidade de trabalhos a serem feitos. Na minha igreja acreditamos que não tem muito efeito a criança ficar dentro da igreja na hora do culto, até porque o culto é adulto, eles ficam distraídos e não entendem a linguagem formal com que o culto é dirigido. Os maiores conversam e brincam, os menores ficam correndo pelos corredores, e isso não é legal.
Por isso eles ficam nas salinhas do departamento durante os cultos de domingo a noite e são divididos em 3 turmas: Baby (1-5 anos), Kids (6-9 anos) e Teen (10-13 anos). Damos estudo Bíblico, cada um de acordo a sua linguagem de idade, fazemos atividade, lanchamos e depois brincamos.
O segredo para se obter sucesso em trabalhar com crianças é saber falar a mesma língua que eles de acordo com cada faixa etária.


Na turma Baby nós fazemos tudo com mais brincadeira, eles são pequenos, não sabem ler e apenas alguns já escrevem. Eles não são dotados de paciência pra ouvir você contar história, por isso perdem a atenção com muita facilidade; Pra ganhar a atenção exclusiva deles eu sempre dramatizo tudo o que faço, falo alto, "choro", faço caretas, mudo de voz, me fantasio, coloco barriga de grávida, a gente se esconde dos filisteus pelas salas vazias dos outros departamentos, procuramos água no deserto, me transformo em várias pessoas ... E percebo a atenção deles pelas expressões faciais. O uso de recursos extras é muito importante também: Fantoches, dedoches, fantasia, brinquedos, brincar dentro da história também vale. Criatividade é o que vale.
Pode parecer que não, mas crianças com essa idade já aprendem a orar e já tem consciência de quem é Deus e quem é Jesus.


Com os Kids a festa ta formada, eles sabem falar bem até demais, já sabem perguntar, questionar a sua resposta e argumentar também. Levam nossa energia toda. Mas a linguagem com eles é mais leve, eles sabem obedecer com mais facilidade, é aquela turma intermediária. Se gostam da gente, falam mesmo, se não gostam de algo falam também. Eu particularmente gosto de muito dessa faixa etária, eles são claros, sabem expressar melhor tudo, começam a ganhar gosto pela oração e pela leitura da palavra. Os meus alunos Kids são as minhas figurinhas, com quem eu adoro conversar e brincar.


Os Teens são quaaaase adolescentes. Os mais difíceis, e os que exigem de nós a máxima paciência, eles já sabem que possuem um nariz e que são os proprietários dele, então é mais complicado. Não gostam mais tanto de ler a Bíblia (não todos, mas a maioria), já tem conceitos formulados por conta do que vêem na tv e fora da igreja, na escola principalmente. As meninas já estão descobrindo como é se apaixonar por alguém, e os meninos pensando em tecnologia. Com eles dá pra levar um papo "mais adulto", e eu gosto de em todas as aulas usar minhas próprias histórias da adolescência como exemplo, pra eles entenderem que eu também passei por tudo o que eles passam e sobrevivi.

Na maioria das vezes os pais não incentivam a prática da leitura Bíblica, nem tem o costume de ensinar a orar, infelizmente, e por isso essa função fica somente para nós. professores. Nos tornamos pais e mães dessas crianças ... STOP!
     
Um post só não é o suficiente pra falar sobre o ministério infantil. Na verdade eu acho que uns 10 posts pra isso ainda seria pouco, por isso meu breve resumo sobre isso eu dividi em 2 partes, semana que vem publico a 2ª, belê?

Gostou do post? Compartilha ele com alguém que se interessa em trabalhar com o ministério com crianças.

Por hoje é só!
Au revoir!
     

Um comentário:

Karina Ab disse...

Oi Sara!
Gostei bastante do seu post. Eu trabalho com o ministério infantil na minha igreja desde setembro, com o pessoal maiorzinho. Confesso que é bem difícil lidar com eles, até porque temos pouquíssimos anos de diferença, e éramos do mesmo grupo até uns dois anos atrás. O trabalho é gratificante, porém bastante cansativo.

Faz um post sobre os "Teens" :D

Fica com Deus ^^



tesourosaovento.blogspot.com