segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Ainda aprendendo a guardar o coração...


Olá, meninas! Se vocês acompanharam minha postagem da semana passada aqui, viram que eu falei sobre a ministração do pastor Lucinho sobre como devemos guardar nosso coração. Realmente aquela mensagem me edificou muito, e tenho pensado no conteúdo dela desde então. Ontem pela manhã, no discipulado do ministério de louvor, fomos ministrados pela pastora de libertação da igreja, e advinha só em cima de que texto ela baseou a sua palavra? Neemias, de novo! Quando a ouvi começando a pregação, comecei a rir sozinha, porque Deus é assim, quando Ele quer que a gente escute uma coisa, Ele fala de todas as formas possíveis! Sendo assim, vou continuar nessa temática mais essa semana, e quantas semanas mais Papai me mandar :D
 
Bem, a pastora se baseou principalmente em alguns pontos do capítulo 3 de Neemias, relacionando o texto com a personalidade, em como podemos refazer uma personalidade que está em ruínas. Mas pensando na palavra do pastor Lucinho, não pude deixar de fazer a relação com o coração em si. A ministração da pastora começou com o relatório de Jerusalém, que se encontra em Neemias 1, versículo 3:

“E eles me responderam: ‘Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo’”.

Como já sabemos, Jerusalém é o que temos de mais precioso, o que devemos ter maior cuidado para proteger. Mas quantas vezes não nos encontramos nessa situação? Em sofrimento constante, humilhados, sem proteção, destruídos pelas situações que nos cercam? Não sei vocês, mas eu estava assim faz pouquíssimo tempo, e Deus me mostrou que era exatamente pela minha falta de sabedoria! Eu tomava cuidado com os pecados, com as armadilhas do inimigo, com as tentações, mas não vigiava a guarda do meu coração, permitia que qualquer pessoa fizesse o que quisesse dele, e isso estava me fazendo morrer espiritualmente.

Não é a toa que Deus nos manda guardar o nosso coração acima de todas as coisas. Nós podemos deixar muitas coisas ruins entrarem em nossa vida através das escolhas erradas que fazemos e das pessoas erradas a quem nos entregamos sem reservas, e a consequência disso é a morte espiritual e emocional.

É muito difícil tirar de vez aquilo que nos faz mal de dentro do nosso coração. Muitas vezes percebemos o mal e começamos a podar aos poucos, tentando tirar uma pontinha daqui, outra dali... Mas quando tiramos alguns ramos de uma árvore, ela por acaso deixa de existir? Não, ela volta a crescer, e isso até faz com que ela cresça de forma mais saudável, quem sabe até mais rápido. Da mesma forma são as coisas e pessoas que cultivamos em nosso coração. Não adianta podar um pouquinho, cortar daqui ou dali... Temos que arrancar pela raiz!

Parece uma coisa muito firme de se dizer, algo abrupto, mas a palavra de Deus é muito específica. Não podemos nos livrar da metade do mal e deixar um pouquinho lá dentro, não podemos nos afastar do que nos faz mal em parte, temos que tirar de uma vez.

Outra coisa que também me chamou muita atenção no texto de Neemias foi uma frase que encontrei no versículo 12 do capítulo 2:

“Eu não havia contado a ninguém o que o meu Deus havia posto em meu coração que eu fizesse por Jerusalém."

Neemias não revelou para ninguém seus planos antes de ter convicção em seu coração do que deveria fazer e como deveria começar a obra em Jerusalém, primeiro Ele ouviu a voz de Deus e só quando tinha sua estratégia montada, pediu ajuda para aqueles que estavam com ele. Cuidado com a forma que você revela seus planos de defesa. É necessário pedir a Deus pra que Ele te dê sabedoria e sinalize aquilo que precisa ser reconstruído em sua vida, nesse momento você saberá como você pode pedir ajuda. A ajuda é indispensável! Você conseguiria reconstruir uma cidade sozinha? Talvez até conseguisse, mas iria gastar muito mais tempo do que se estivesse sendo ajudada, e seria muito mais difícil. Da mesma forma é muito difícil reconstruir os muros do seu coração sem a ajuda certa. 

Isso não é fácil, digo por mim mesma que ainda tenho muitas questões pra arrancar da minha vida de uma vez, mas o primeiro passo é termos consciência do que precisamos fazer e pedir a Deus forças e coragem pra fazê-lo o mais rápido possível. Eu creio que Ele pode nos capacitar, e você? Clame a Deus, peça por sabedoria e discernimento, e Ele irá te ajudar a reconstruir a sua Jerusalém.

Beijinhos e até a próxima Segunda!
M.M.


Nenhum comentário: