terça-feira, 19 de novembro de 2013

Faça da pureza dos outros a sua prioridade


Olá meninas, hoje venho trazer para vocês um conselho daqueles que li no livro Eu disse adeus ao namoro – Joshua Harris.
Espero que Deus fale com você através deste trecho.




Uma das melhores formas de manter uma vida pura é atentar para a pureza dos outros. O que você pode fazer para proteger os seus irmãos e irmãs em Cristo da impureza? O que você pode dizer para incentivá-los a manter os seus corações na direção da retidão?
O apoio e a proteção que você pode oferecer a amigos do mesmo sexo é importante, mas a proteção que você pode dar a amigos do sexo oposto é de valor incalculável. Quando o as­sunto é pureza em relacionamentos - tanto física quanto emocional - garotas e rapazes normalmente fazem o outro trope­çar. Você pode imaginar a retidão que poderia surgir se ambos os sexos assumissem a responsabilidade de protegerem-se mu­tuamente?
Vejamos maneiras específicas em que isto pode ser realizado.

A Responsabilidade do Rapaz

Rapazes, chegou a hora de nos posicionarmos em defe­sa da honra e da retidão das nossas irmãs. Precisamos parar de agir como “caçadores” tentando pegar garotas e começar a nos ver como guerreiros a protegê-las. Como podemos fazer isso? Primeiro, devemos enten­der que garotas não lutam com as mesmas tentações que as nossas. Nós enfrentamos mais os impulsos sexuais enquanto elas lutam mais com as emoções. Po­demos ajudar a guardar os seus corações sendo since­ros e honestos na nossa comunicação. Precisamos pro­meter eliminar toda espécie de paquera e recusar a fa­zer joguinhos e levá-los adiante. Temos de redobrar a atenção para certificarmos que nada do que dizemos ou fazemos estejam provocando sentimentos ou ex­pectativas inadequadas.
Um bom amigo, Matt Canlis, exemplificou esta idéia de guardar a pureza de uma garota em seu relaciona­mento com Julie Clifton, a mulher com quem ele ago­ra está casado. Muito antes deles buscarem o casamen­to, ambos se sentiram profundamente atraídos um ao outro. Mas durante um certo tempo, Deus deixou cla­ro para Julie que ela deveria se concentrar Nele e não se distrair com o Matt.
Apesar do Matt não saber disso naquela época, ele fez da sua prioridade proteger o coração de Julie durante este tempo de espera, mesmo se achando pessoalmente interessado nela. Matt controlou o seu desejo de paquerar a Julie. Ele abriu mão de oportunidades de gastar tem­po sozinho com ela, e quando eles estavam em um am­biente de grupo ele se refreou de destacá-la dos demais e de se concentrar demais nela. Ele evitou qualquer coisa que poderia dificultar a Julie se concentrar em servir a Deus.
Esta época não durou para sempre, e eventualmente Matt e Julie noivaram. Almocei com ambos algumas sema­nas antes do seu casamento. Julie explicou como ela es­tava grata pelo fato do Matt ter maturidade suficiente para colocar as suas necessidades acima das dele pró­prio. Ao priorizar a pureza emocional e espiritual dela, Matt ajudou a Julie concentrar a sua mente e o seu cora­ção em Deus. Se Matt tivesse agido egoisticamente, ele poderia ter distraído a Julie e arruinado o que Deus que­ria realizar através da vida dela.
Que exemplo de amor fraternal! Tenho vontade de cho­rar quando penso nas inúmeras vezes que negligenciei minha responsabilidade de proteger o coração das garo­tas. Ao invés de fazer o papel de um guerreiro, eu fiz o de um ladrão, roubando o foco de Deus para mim mes­mo. Estou determinado a agir melhor. Eu quero ser o tipo de amigo de quem o futuro esposo da garota pode­ria um dia dizer: “Muito obrigado por vigiar o coração da minha esposa. Muito obrigado por proteger a sua pureza.”

A Responsabilidade da Garota

Garotas, vocês têm um papel de igual importância. Lem­bram-se da mulher adúltera que discutimos antes? O tra­balho de vocês é impedir que seus irmãos sejam arrasta­do pelo charme dela. Por favor estejam atentas de quão fácil as suas ações e olhadelas podem despertar a luxú­ria na mente de um rapaz.
Talvez vocês não se dêem conta disso, mas nós rapazes na maioria das vezes lutamos com os nossos olhos. Acho que muitas garotas inocentemente não percebem as di­ficuldades que um rapaz enfrenta para continuar puro quando olha para uma menina que se veste indecentemente. Não quero determinar o seu modo de vestir, mas falando honestamente, eu seria abençoado se mais ga­rotas considerassem mais do que a moda quando saís­sem para comprar roupa. Sim, os rapazes são responsá­veis em manter o autocontrole, mas você pode ajudar ao se recusar a vestir roupas desenhadas para atrair a atenção para o seu corpo.
Eu sei que o mundo diz que se você tem um corpo bonito, você deve exibi-lo. E nós homens temos ape­nas ajudado a alimentar esta mentalidade. Mas acho que você pode participar na reversão desta tendência. Conheço muitas garotas que ficariam muito bem em saias mais curtas ou blusas mais apertadas, e elas sa­bem disso. Mas elas decidiram se vestir com decência. Elas assumiram a responsabilidade de protegerem os olhos dos seus irmãos. A estas mulheres e a outras como estas, sou muito grato.
“E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.” (Hb 10:24) É tempo de co­meçar a ver a pureza de outras pessoas como nossa responsabilidade.

A BELEZA DA PUREZA 

Para encerrar, deixe-me perguntar isso: Você pode enxergá-la? Você pode ver a beleza da pureza? Caso afirmati­vo, você irá lutar por ela na sua própria vida assim como na vida das outras pessoas?
Sim, isso requer trabalho. A pureza não acontece por aca­so; ela requer obediência a Deus. Mas esta obediência não é muito pesada nem opressora. Temos apenas que considerar as opções para a impureza para vermos a beleza de andar na vontade de Deus. A impureza é uma lente encardida que cobre a alma, uma sombra que bloqueia a luz e escurece o nosso semblante. O amor de Deus pelos impuros não cessa, mas a habilidade deles de apro­veitarem este amor é travada. Pois pela nossa impureza somos afastados Dele. O pecado e as suas violações nunca são encon­trados próximos do Seu trono - eles somente obtém vantagem quando nos afastamos do Seu esplendor.
Afastados da presença de Deus ficamos completamente desprotegidos contra a terrível destruição do pecado. Sem pure­za, o presente da sexualidade dada por Deus se torna um jogo perigoso. Um relacionamento destituído de pureza logo é redu­zido a nada mais do que dois corpos se agarrando e exigindo prazer. Sem pureza, a mente se torna escrava da depravação, lançada para todo lado em desejos e fantasias pecaminosas.
O que é necessário para que vejamos a beleza da pureza? Pureza é a entrada para o esplendor da criação de Deus. “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração...” (SI 24;3-4 - Revista e Atualizada da Soc. Bíblica Brasileira) A pureza nos introduz na presença de Deus. “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.” (Mt 5:8) Somente os puros podem ver a Sua face. Somente os puros podem ser va­sos do Seu Santo Espírito.
Você vê a beleza e o poder e a proteção da pureza? Você quer tudo isso? Você deseja tanto que até dói? Você está pronto para se negar aos prazeres do momento para viver uma vida pura focalizada em Deus? Que o seu amor por Ele o incentive a uma busca apaixonada pela retidão por toda a vida.

Amém?!

Estou com projeto novo lá no blog, você vai gostar: O que eles esperam delas?


Paz :)

Nenhum comentário: