segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Consequências de um fim de semana... (Iniciando um propósito)



Pessoal, esse post de hoje é mais do que especial, isso justifica o seu tamanho sobrenatural e esta explicação prévia, hehe. Nesse fim de semana eu e a Jay fomos para o Farol Jump, um acampamento de jovens que acontece anualmente aqui na minha cidade e é promovido pelo Movimento de Juventudes. Planejamos até gravar um vídeo pra vocês com uma cobertura exclusiva e tal, só que a Jay precisou sair antes pra prestar o vestibular e eu... bem, eu tava tão imersa nas ministrações (e no trabalho lá) que nem consegui parar pra gravar nada. Mas enfim, não podia deixar de compartilhar pra vocês um pouco da experiência maravilhosa que tivemos lá.

O tema do acampamento este ano foi JUVENTUDE 7000 (caso não entenda o porquê, leia I Reis 19:8, ok?), e fomos ministrados pelos abençoados casal de pastores Daniel e Tati, que vieram lá do Paraná até aqui na Bahia só pra pregar pra essa “piazada” toda (resenhas internas, perdão). Eu particularmente fui muito ministrada pelo Senhor e tive a oportunidade de rever muitos conceitos que acreditava estarem perfeitamente coerentes com a vontade de Deus, mas que no fundo lá bem fundo estavam carregados da minha vontade. Diante de tudo que foi ministrado, eu e minha amiga linda Talitha (te amo, amiga!) resolvemos começar um propósito de leitura da palavra, começando das cartas de Paulo, sem determinar um fim. Beleza, voltamos pra casa, e quando chego na minha igreja, o que eu descubro? Que meu pastor havia começado um propósito de leitura bíblica até o fim do ano, e adivinhem só por onde ele começou? I Coríntios até Apocalipse! Comecei a rir quando soube, porque testificação maior que essa tava difícil de acontecer. Falei com a Tali pra pularmos Romanos e começarmos de das cartas aos Coríntios também, para acompanharmos o propósito da igreja, e então nós começamos hoje.

Diante disso, é claro que não poderia deixar de compartilhar minhas reflexões com vocês, então esse post dará início a uma série de textos meus aqui no blog, embasados inicialmente nas cartas de Paulo, e seguindo até Apocalipse, ok? Dadas as explicações (que não foram poucas), vamos à nossa reflexão da semana! :D 



A carta de Paulo aos Coríntios fala muito ao meu coração por ser uma carta com uma temática muito atual, e por ainda exortar a igreja de forma tão profunda. Vamos nos focar no capítulo 1 e 2 de I Coríntios hoje.

A igreja de Corinto era uma igreja aparentemente completa. Haviam pessoas cheias dos conhecimentos terrenos, repletas de dons e riquezas, porém elas não conseguiam enxergar o principal, a verdadeira vontade de Deus. O início de I Coríntios nos traz muitos temas importantes para serem discutidos, porém hoje eu vou me focar em um ponto que me chama mais atenção no momento e esse tema é a essência da palavra da cruz. Em Corinto haviam muitos que se julgavam sábios devido a seus títulos e conhecimentos terrenos, porém pouco entendiam do reino de Deus, alegando até mesmo que algumas pessoas eram loucas por acreditar em determinadas ideias. Que atire a primeira pedra aquele que nunca falou mal de uma doutrina! (estou me incluindo nesse bolo) Não é difícil ouvir alguém dizendo que não entende alguns comportamentos, alguns dons, manifestações do poder de Deus, e até mesmo zombar disso como se a sua forma de pensar fosse a correta, a única... Mas então Paulo vem e nos diz:

“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” [1 Coríntios 1:18]

“Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” [1 Coríntios 1:25]

Que coisa forte! Vejo muita gente recriminando os que se intitulam loucos por Jesus, mas isso é bíblico! Acho incrível quando Paulo fala “a loucura de Deus”, sem meio termo, sem buscar palavras melhores pra descrever, porque é isso que é! A palavra de Deus é vista como loucura por muitos que estão no mundo e pra os que estão dentro das igrejas também. 

"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” [I Coríntios 2:14-16]

Deus escolheu a nós, os LOUCOS, escolheu as coisas vis deste mundo, escolheu os humildes, os excluídos, os humilhados, aqueles a quem ninguém daria um centavo, porque todos estes são dEle e estão nEle. Ele nos escolheu assim, pobres e pecadores, para que nós não encontrássemos em nós razão nenhuma para nos gloriarmos, mas que encontrássemos tudo o que precisássemos na presença dEle. Diante de tudo isso, tem como não ser louco por esse Deus? 

Beijinhos e até a semana que vem!
Mariana Melo 

Nenhum comentário: