domingo, 29 de março de 2015

Um vazio a ser preenchido (Sobre fãs do One Direction e outras tragédias)

Hoje eu precisava falar sobre uma situação recente que me abalou muito. Na quarta-feira (25) da semana passada, milhares de jovens, meninos e meninas, se empenharam em uma campanha absurda. Após receberem a notícia oficial de que um dos vocalistas da banda One Direction, o Zayn Malik (um dos poucos vocalistas do One Direction que eu consigo reconhecer), comunicou sua saída do grupo musical, fãs de todo o mundo entraram em colapso.


As redes sociais foram tomadas por mensagens de desespero e raiva, vindo de toda parte. Até aí, a situação se mostrou desnecessária, porém tolerável. Mas o absurdo começou quando alguns desses fãs começaram a postar fotos de seus pulsos multilados (de forma superficial, na maioria das vezes), seguidas da hashtag #Cut4Zayn ("corte por Zayn", numa tradução literal), afim de que o cantor retornasse pra o grupo.

Ao ver as primeiras fotos, confesso que achei uma idiotice. Dei risada de algumas piadinhas com humor negro que estavam fazendo no Twitter... Mas aí comecei a ver todas as fotos postadas nessa hashtag. Comecei a ler o que essas pessoas estavam escrevendo nos tweets, e meu coração começou a se encher de angústia.

Quando fui ao google pesquisar sobre o acontecido, me deparei com outras notícias, já passadas mas não tão divulgadas, de outros fãs que já cometeram loucuras em nome de seus ídolos. Pessoas que se suicidaram, que se multilaram, que cometeram homicídio, que se privaram de alimentação, de sono... Dentre outras "campanhas". A lista é enorme.

Ao ler tudo aquilo me perguntei o que leva uma pessoa a fazer esse tipo de coisa. Alguns críticos postavam suas opiniões, taxando o comportamento de "retardamento", "infantilidade", "falta do que fazer"... Mas eu realmente tentei me colocar no lugar dessas pessoas. Tentei imaginar por um momento o vazio que cada uma delas tem dentro de si, a ponto de fazer com que a sua vida aconteça em torno da vida de uma outra pessoa. Uma pessoa que está longe, que nunca ouviu falar de você, que sequer sabe da sua existência.

Imaginei como realmente deve ser difícil viver tentando preencher esse vazio com uma banda de meninos bonitos e simpáticos, com um ator musculoso, com um cantor de músicas românticas... Imaginei a sensação de "Ah, agora eu encontrei uma motivação pra minha vida, eu amo essa banda!" e de repente ver aquilo que você amava se desfazendo na sua frente, e não poder fazer nada. Eu realmente entendi.

Pra essas pessoas, que procuram preencher esse vazio, não deixo palavras de ódio, de censura... Deixo apenas uma solução que vai resolver de uma vez por todas o sentimento de incompletude que existe em você: o amor do nosso Deus. Nenhum outro amor vai te preencher por completo, vai te deixar mais satisfeito, vai te fazer mais feliz, do que o amor daquele que te amou primeiro.

O Zayn Malik pode ter saído da sua vida, mas o Espírito Santo pode fazer morada pra sempre.

#StopCut
Mariana Melo

Um comentário:

Professoravan disse...

Muito verdade, encontrei o blog por acaso, estou amando as postagens... :) Sucesso!