quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Assuntos polêmicos aqui! #02

Dando continuidade a nossa pequena serie de assuntos polêmicos ...
Hoje vou falar sobre um assunto que eu sempre senti vontade de desenvolver em um texto, aprendi sobre isso somando o que vejo na Bíblia + O que aprendi em EBD + Conversas com meus pais + Conversas com meus amigos, é um assunto bastante complexo, mas delicioso para se discutir :)
Hoje falarei sobre:

 Jugo Desigual



Desde os meus 12 anos [idade em que comecei a aprender sobre relacionamentos] eu sempre tive gravado na mente que Jugo Desigual era: Um jovem de uma denominação namorar uma jovem de outra denominação ou vice e versa; Mas com o tempo isso começou a me intrigar, eu pensava: "Como assim? Isso é jugo desigual? mas os dois não amam e adoram o mesmo Deus? Não deve ser jugo desigual!" Deus é tão fiel comigo que Ele próprio foi desvendando pra mim esse mistério, e depois de algum, puf! entendi tudo! kkk
A definição de jugo desigual que estava em minha mente estava completamente distorcida [ou não kk] e incompleta gente! Era como que se me dessem só uma página do livro e eu só sabia aquela página, mas todo o resto que era importante eu nunca tinha lido. Jugo desigual vai muito além de um relacionamento amoroso, envolve muitas e muitas outras coisas, pra deixar mais fácil de se entender: Água e Óleo = Jugo desigual, sakomé tudo? Eu lembrei de uma comparação que a Anninha fez uma vez no post [Par Perfeito], ela dizia mais ou menos assim: Você pode até calçar um sapato 2 números menor que o seu, mas vai apertar e vai machucar o seu pé! É exatamente isso, jugo desigual é você viver uma coisa que não é pra você viver, com alguém que não é pra você, num momento que não é o seu. Jugo desigual é mais perigoso que imaginamos, porque ele é algo que mexe com emoções e sentimentos, e dor sentimental é mais forte do que qualquer cólica, você sabe disso!
Em 2 Coríntios 6.14 você encontra isso: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?"
Tudo o que ligar você a valores e princípios diferentes dos seus é jugo desigual, como pode alguém que diz amar a Deus namorar ou casar com alguém que prefere ignorar o amor de Cristo? Meu amor se ele não quer compromisso sério com Deus que fez a maior prova de amor do mundo por ele, você acha mesmo que ele vai querer com você? Só se deixa enganar quem quer :) Não deixe a carência falar mais alto que a sua confiança em Deus! O que é seu virá no tempo certo, o que é seu amará a Deus ainda mais que você, o que é seu saberá o seu valor, já passou da hora de você ficar dando seus sentimentos pra qualquer sapinho! Aquele que Deus tem preparado pra você está dentro da igreja, firmado em Cristo, disso não tenha dúvida, não é lá fora que você vai encontrar o melhor. A luz e as trevas não podem compartilhar o mesmo ambiente, nunca! Até mesmo fisicamente isso é impossível! "Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" Amós 3.3 Viver em jugo desigual só resulta em 2 caminhos: Vocês vão viver brigando por tudo ou você se rende e vai surfar na onda dele, a palavra de Deus é bem clara e específica quanto a esse assunto, Deus não é Deus de confusão, Ele não habita em coração dividido, ou é todo dEle ou não é.
Jugo desigual não é você namorar alguém de outra igreja [dependendo da doutrina da sua igreja, é claro!] seria legal você conversar sobre esse assunto com seu líder, ou até mesmo com o pastor, pra saber qual o conceito que eles tem de jugo desigual, é bem interessante fazer isso :)

Espero ter tirado dúvidas das cabecinhas de vocês, quanto a esse assunto!
Não esqueça de participar da campanha da minha coluna: Comente e Compartilhe esse post e Deus te abençoe!

Um papo de irmã mais velha com
Sara Lima

9 comentários:

Papo de Menina Gospel disse...

Noooooossa QUE FALA JEOVÁ EM, não era oque eu queria ler, mais foi oque eu REALMENTE PRECISAVA, mudou mt coisa aqui na minha cabecinha amei amiga. Anninha

Sara Lima disse...

O legal é que foi tudo Deus quem me ensinou detalhadamente :)

Elizandra disse...

Muitoo Boom , muitoo esclareceedoor .
Mas uma coisa não ficou clara .. é desigual (errado) namorar um jovem de outra igreja sim ou não??! rsrs

Beijoo ; Deus Abençoe

Sara Lima disse...

Depende da situação! Se os valores, as crenças, os princípios e os costumes forem praticamente os mesmos não é Jugo Desigual. Por isso no fim do post eu falei sobre conversar com sua liderança quanto a isso, porque cada caso é um caso não é vero?
Qualquer outra dúvida é só perguntar ;)
A paz!

Asley Thalia disse...

Glória!!!!
Muito edificante essa postagem!Deus falando forte aos corações de muitas jovens por meio desse blog...orando pra que o senhor continue se fazendo presente na vida de vcs(administradoras,colunistas,cooperadoras e assim como eu leitoras assíduas desse blog)!

Beck disse...

Sara, fiquei com uma dúvida.
E se uma das partes for cristã, e a outra não tiver nenhuma denominação, seria jugo desigual??

Sara Lima disse...

Hallelujah! Amém!
Que benção Asley! Que Deus continue a sua vida, precisamos realmente de muuuuitas orações! Agradeço a Deus por sua vida!
Beijão linda!

Sara Lima disse...

Sim. Lembra que falei no post que TUDO o que for diferente, ou contrário aos seus valores, princípios e crenças é considerado jugo desigual? Se essa pessoa realmente ama a Deus não tem porque não ter denominação, congregar é mandamento bíblico, e só ama a Deus quem obedece a palavra dEle.

Anônimo disse...

Amei. Deus abençoe sua vida mais e mais Sara. Sua linda :) Obrigada por tirar minhas dúvidas.Beijo.