quinta-feira, 8 de maio de 2014

Ouça!

Oi meninas! Hoje vamos ler um texto que nossa leitora Jéssica Souza fez...


  Nós seres humanos somos egocêntricos por natureza. Sempre queremos contar nossas histórias, falar sobre nossas alegrias, tristezas, sobre nossa profissão, futuro, sobre nossos sonhos e esperamos que quem nos ouve nos dê atenção completa. Mas nem sempre estamos dispostos a ouvir atenciosamente o que o outro tem para nos contar. As vezes quando alguém nos conta um caso, imediatamente lembramos de algo parecido que aconteceu conosco e então deixamos de dar atenção ao que a pessoa está falando para novamente falar sobre nós mesmos. Não há mal nenhum em compartilhar as nossas experiências pessoais, mas devemos saber a hora certa para dizê-las. É extremamente importante que saibamos quando devemos falar e quando devemos ouvir para que não sejamos inconvenientes em uma conversa. Há um ditado que diz: “Nós temos dois ouvidos e apenas uma boca com o propósito de ouvir mais e falar menos”, mas as pessoas costumam fazer o contrário.
Em algumas circunstâncias pessoas próximas de nós precisam conversar, precisam de alguém que possam ouvi-las, mas nós estamos tão concentrados em apenas falar de nós que deixamos de dar ouvidos a quem precisa falar. É necessário nos colocar no lugar do outro, ouvir como gostaríamos de ser ouvidas, e mesmo que não saibamos o que falar no momento, permaneçamos ouvindo com total interesse. Lembre-se: você não precisa falar para ajudar, apenas ouça!  
Jó era um homem conhecido por justo, bom e temente a Deus, ajudou e aconselhou muita gente.(Jó 4:3-4) Quando Jó foi abatido pela tragédia que lhe acontecera, os seu amigos foram lhe fazer uma visita para consola-lo e para isso não foi preciso que eles dissessem nada, apenas ficaram ali ao lado dele por sete dias e sete noites sentindo a sua dor. Esse gesto foi suficiente para que Jó se sentisse consolado e começasse a desabafar. (Jó 2:13,3:1) Nós precisamos estar prontas para enfrentar situações como esta que os amigos de Jó passaram, eles foram pacientes e respeitaram o momento de Jó, mas não desistiram dele até que ele quisesse falar. Até pessoas que costumam ouvir e aconselhar outras pessoas também precisam ser ouvidas assim como Jó precisou. Então vamos deixar que o Espirito Santo nos sensibilize, abra o nossos ouvidos e guie nossa boca para que possamos sentir o sentimento do outro, chorar com os que choram e nos alegrar com os que se alegram.   

Graça e shalom da parte de Deus e do Senhor Yeshua, para todas aquelas que são amadas por Deus, chamadas e separadas por Ele.