quinta-feira, 3 de julho de 2014

À qual voz você tem dado ouvidos?

Olá, pessoal! Eu ainda existo! Faz tempo que não posto aqui no blog, não é? Esse semestre foi muuuuuuito conturbado e eu precisei de tempo pra me organizar e refazer meus horários, mas não me esqueci de vocês e da nossa coluna! Como vocês já devem ter notado, houveram algumas mudanças por aqui com relação aos dias das colunas e a nossa coluna Polemizando foi transferida para a sexta-feira, um dia mais tranquilo pra mim do que a segunda, nosso antigo dia na escala. Dados os esclarecimentos, voltemos às nossas atividades normais, ou nem tão normais assim... :D

Hoje eu senti muita vontade de compartilhar com vocês sobre um tema que estou lendo no livro "Voz de Muitas Águas", do Pr. Luciano Subirá. Este livro é bem pequeno, apenas 109 páginas, e nasceu a partir de uma mensagem do Pr. Luciano pregada em 1995. É uma mensagem simples, que talvez você tenha se cansado de ouvir, mas que pode nunca ter parado para realmente escutar.


No nosso dia-a-dia somos cercados por diversas vozes, a voz da dúvida, da tentação, da maioria, do medo, dentre muitas outras... Estas vozes costumam ser muito altas, e na maioria das vezes acabamos cedendo a alguma delas por não aguentar o barulho que elas produzem, mas porquê parece ser mais simples seguir qualquer uma dessas vozes do que a voz de Deus?

A Bíblia nos traz em diversas passagens que a voz do Senhor é como o som de muitas águas (confiram Ezequiel 43.2, Jeremias 51.16, Apocalipse 1.15...), vocês já ouviram este som? O barulho de uma cachoeira, mesmo uma não tão grande, é algo estrondoso! Em algumas delas é impossível ouvir qualquer tipo de som além das águas se movendo... Assim é a voz do Senhor em sua essência, é assim que essa voz deveria ser ecoada em nossas vidas, mas infelizmente não é o que acontece na maioria dos casos.

Dizemos ouvir a voz de Deus e estar dispostos a seguir Sua voz, mas muitas vezes sequer conseguimos ouví-la. O motivo pelo qual isso acontece é porque nós preferimos ouvir qualquer outro ruído, qualquer outro barulho que pareça ser mais atraente ou mais harmonioso pra nós, damos ouvidos à tudo e todos, menos àquEle que realmente importa. Por muito tempo eu orava a Deus em prantos pedindo que Ele justificasse o Seu silêncio na minha vida, eu não conseguia ouvir a Sua voz em lugar algum, nem mesmo quando acreditava estar com a vida "certinha" diante dEle, e um dia Ele me respondeu o porquê. Eu emprestava meus ouvidos à tantas outras vozes durante o meu dia que não tinha a menor possibilidade de ouvir a Sua voz. Eu ouvia meus melhores amigos, ouvia meus líderes, ouvia a minha família, mas não ouvia a voz estrondosa do Senhor... Dá pra imaginar quanto barulho essas outras vozes faziam pra abafar a voz de muitas águas?

Um dos motivos pelo qual eu não conseguia destinguir a voz do Senhor das demais vozes era porque eu acreditava que precisava de mais "volume de água" na minha vida. Uma das passagens mais interessantes que encontrei nesse livro até agora foi quando o Pr. Luciano explicou que não é o volume da água de uma cachoeira que faz com que ela faça mais barulho, mas sim a distância que você mantém das águas. A Foz do Iguaçu é uma das maiores cachoeiras do Brasil, mas se estivermos à uma distância de alguns kilômetros, ou até metros, é possível conversar ou ouvir outros sons ao nosso redor... Mas se você já teve a chance de se colocar embaixo de um véu de água em qualquer cachoeira menor sabe que o som é muito alto, e é praticamente impossível ouvir algo além do som das águas. Muitos de nós buscamos por "volume de água", lemos livros e mais livros sobre teologia, estudamos a Bíblia minusciosamente, nos enchemos de conhecimento, mas nos afastamos das águas, nos afastamos daquilo que vai além das palavras. Buscar conhecimento e domínio da palavra apenas para nos sentirmos cheios não será o suficiente pra abafar as demais vozes que ecoam na sua vida, apenas nos colocarmos embaixo da fonte fará isso.

Treine o seu ouvido espiritual. Busque ao Senhor de todo o teu coração, peça discernimento e sabedoria pra distinguir as vozes de engano da voz do nosso Abba. Mergulhe mais fundo nesse rio e permita que a voz de muitas águas se sobressaia na sua vida!

Que Deus te abençoe!
Mariana Melo