quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Não seja escravo de suas emoções

"O que nos torna humanos não está em nossa mente, mas em nosso coração, não a nossa capacidade de pensar, mas a nossa capacidade de amar."


O termo "Humano" refere-se ao homem, ou seja, aquele que é bondoso, compassivo, caridoso. 
O nosso grande diferencial esta aí, somos seres humanos, seres que foram atribuídos com a capacidade de sentir, de amar, de ser não apenas como um robo que podemos criar, mas sim como um vento que por mais que não seja visto, tem o poder de ser sentido.

Como é maravilhoso "Sentir" e como é extraordinário "Pensar". De contrapartida a razão e a emoção podem se encontrar, mas a maioria das vezes não andam juntas.
O coração diz: Eu sinto amor por você; a mente retruca: Mas, você não sente amor por mim, então não tenho o por quê te amar.
Quando chegamos a um momento assim, o que fazer? Se ao mesmo tempo que nos foi atribuído a capacidade de sentir, fomos levados a capacidade de pensar?

Provérbios diz:

"Um homem que não sabe controlar as sua emoções e vontades é como a cidade com seus muros derrubados." (25:28)

"Acima de tudo, meu filho, cuide bem do seu coração(pensamentos/emoções) por que dele depende toda a sua vida." (4:23)

Eu pensei por um momento em descobrir uma maneira de racionalizar as minhas emoções, pois passei por uma situação que eu não compreendia aquilo que estava sentindo e a minha mente me dizia que eu não tinha sido feita para sentir aquilo e me fazia negar para mim mesma tal situação.
Encontrei-me em um momento que eu sabia que se deixasse o que eu estava sentindo me controlasse, não conseguiria mais comer, beber, sorrir; estava convicta que era uma decisão, não que eu deixasse de sentir, mesmo que eu pudesse, não conseguiria, mas que eu soubesse administrar isso dentro de mim, e o mais importante, não deixar que as minhas emoções me afastem da minha obediência a Deus.

E tive uma experiência extraordinária...

Levei o meu coração diante da cruz - com toda dor, com toda interrogação, com rios de lágrimas, com todo pensamento inconsequente - e ali recebi misericórdia e graça, e por mais que neste momento não fui levada a algo explicito, onde nem a razão e nem o coração foram capazes de explicar, sei que através da minha entrega a Deus, Ele me puxou para Ele e mesmo ainda não me sentindo totalmente confortável com o que aconteceu, sei que le permitiu com um propósito maior.

Por isso, quando as suas emoções quiserem falar mais alto, querendo te controlar, te fazer mal ou ferir alguém, leve para cruz, ali você receberá misericórdia e Graça de um Pai amoroso.



Fique na paz.

Com amor e graça, 
Shirley Costa