domingo, 21 de dezembro de 2014

Então... É Natal?

Época de confraternizações, comunhão, demonstrações de afeto e perdão, reflexões sobre a vida... No senso comum, o Natal é uma época de paz, onde podemos esquecer todas as desavenças e problemas do dia a dia, "porque é Natal". Mas será que isso resume tudo? Qual o sentido deste Natal que é vendido pra todos nós?


Não quero fazer o papel de grinch aqui, mas acredito que, como cristã, é preciso propagar qual a razão pela qual todos nós estamos aqui. Não irei explicar a história de sempre sobre as verdadeiras raízes pagãs da celebração do Natal, porque acredito que as questões a serem levantadas vão muito além disso.

Primiramente, quero dizer que não sou contra o Natal, pelo contrário, eu AMO o Natal. É um momento onde, querendo ou não, sendo uma falsa data ou não, as famílias estão juntas, os amigos se confraternizam, vemos pessoas que não costumamos ver durante o ano, e isso me alegra muito. Porém, muitos cristãos compram todos os absurdos que são lançados em nossas mentes pela sociedade e passam a viver dentro de uma mentira.

A cultura nos diz que devemos estar juntor e aceitar o "Jesus menino" em nossos corações, pensar nesse menino que nasceu, mas assim é muito fácil! Jesus nasceu, glórias a Deus por isso! Não devemos ignorar esse acontecimento! Porém, não é nele que devemos permanecer focados. Amar e idolatrar um "Jesus menino" é simples porque não requer nenhum sacrifício de nossa parte. É lindo demais imaginar um bêbê gordinho em uma manjedoura e morrer de amor por ele, quem não ama um nenenzinho? O difícil de fato é aceitar que este Jesus menino, cresceu. E não só cresceu, como caminhou por inúmeros lugares para proclamar apenas uma coisa: Deus é amor, e apenas seguindo os passos de Seu filho, encontraríamos a verdadeira paz. É muito mais bonito e rentável imaginar este lindo bêbê do que imaginar o nosso Cristo multilado em uma cruz. É muito mais fácil ficar mais confortável e alegre deixando de lado o fato de que o bebezinho morreu por mim.

A bíblia não nos traz uma data exata para o nascimento de Cristo, mas mesmo sendo uma data falsa e com origens pagãs, eu utilizo ela para agradecer a Deus. Agradecer sim porque Ele enviou o Seu filho, porque Ele nasceu! Mas não só por isso! Porque Ele também viveu e se entregou por mim! Fingir que o nascimento de Jesus não é importante é uma mentira e eu penso que até um pouco egoísta, até porque para que Ele morresse, foi necessário que nacesse. Mas o objetivo de Deus nunca foi esse! O objetivo de Deus nunca foi transformar o nosso comportamento em uma data específica, mas seu objetivo foi mostrar o mundo o Seu amor através do maior ato de entrega de todos os tempos.

Não faça do Natal um mero momento de aparências. Jesus Cristo não nasceu para que você se sentisse feliz por um dia ou semana, mas para que você encontrasse a verdadeira paz todos os dias da Sua vida! Pense no amor do nosso Pai durante todo o seu ano, e não apenas por um dia. Ele te ama, enviou seu único filho pra provar esse amor, e esse filho irá voltar para nos resgatar. Esse é o verdadeiro Natal! JESUS VEIO, VIVE E VOLTARÁ!

Desejo um fim de ano abençoado para você e para toda a sua família. Que o amor do nosso Pai e a Sua maravilhosa graça possa preencher todo o vazio que as idologias vãs não conseguem preencher.

Deus os abençoe!
Mariana Melo

Nenhum comentário: