segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Tudo novo de novo

Olá! Aqui estamos nós iniciando mais um ano! As expectativas, a sensação de que tudo pode acontecer, tudo isso é uma maravilha pois nos enche de esperança e de força para lidar com as provações do dia-a-dia... Mas por que essa sensação vai se acabando como passar dos meses? O que acontece no decorrer da caminhada para fazer com que desistamos daquilo que foi sonhado no início do ano?



As mudanças de início de ano já se tornaram uma tradição na sociedade. É o período onde as academias lotam, aulas de violão, de dança... As pessoas iniciam projetos que sempre desejaram, se lançam nos seus sonhos e pretensões esperando que tudo se modifique na brisa do novo ano. Mas geralmente a fagulha se apaga muito rápido. Por que isso acontece? Quando começamos um ano novo sentimos como se o botão de "reset" tivesse sido pressionado e tudo de ruim que aconteceu no ano anterior tivesse sido deletado. É muito fácil se sentir maravilhoso em frente a um recomeço, ignorando as aflições e problemas vivenciados, mas isso também é o erro fundamental que faz com que as mudanças de início de ano durem tão pouco.

Ignorar os problemas traz um alívio momentâneo, mas sabem o que traz a verdadeira paz? Enfrentá-los! Todos os problemas pelos quais passamos, por mais difíceis que possam ser, trazem consigo não apenas a dor, mas também o aprendizado. Se ignoramos a dor e optamos por deixar de lado aquilo que nos fez sofrer, a tendência de que este problema reapareça e nos devaste outra vez é muito maior. Quando enfrento aquilo que me machucou e entendo que posso tirar uma lição deste sofrimento, a probabilidade de tropeçar novamente no mesmo erro é muito grande.

Em Lucas 17.12-19, podemos ver a história de dez leprosos. Todos eles tiveram um encontro com Jesus, e ele os mandou seguir por seu caminho e mostrarem aos sacerdotes que haviam sido curados. No meio do caminho, um dos dez leprosos decidiu voltar até Jesus para lhe agradecer pela cura. Não sabemos o motivo pelo qual os outros nove não retornaram. Talvez não quisessem refazer seus passos e se cansarem no caminho, talvez não quisessem correr o risco de ficarem doentes outra vez, não podemos julgá-los. Mas um retornou. Um enfrentou o cansaço, o medo, e glorificou à Jesus pelo que ele havia feito em sua vida. Outros nove experimentaram uma cura, uma alívio momentâneo do que lhes afligia, mas aquele que havia voltado pôde experimentar o alívio eterno. Ele ganhou a salvação!

Talvez você tenha medo de refazer seus passos do ano passado, talvez não queira reviver aquilo que lhe fez sofrer, mas saiba que ao fazer isso você pode estar garantindo muito mais do que uma mudança de início de ano, você pode experimentar uma mudança genuína. Encare seus medos e evite cometê-los outra vez no ano de 2015.

Que o Senhor esteja contigo!
Mariana Melo


Nenhum comentário: