sábado, 7 de fevereiro de 2015

Sobre profissões: Gastronomia

Olá, estou aqui para falar um pouco sobre o meu curso, no qual estou cursando o penúltimo período e falar como é que funciona o dia-a-dia de uma estudante de gastronomia e de uma cozinheira.
"Qual receita você fez hoje?" "Eai, quando você vai cozinhar pra mim?" "Me manda uma receita legal pra eu fazer"
Essas e outras perguntas são bem frequentes na vida de quem estuda ou já terminou o curso de gastronomia. Antes de tudo gostaria de esclarecer que assim como existem estudos em outros cursos, no curso de gastronomia não é diferente! Não e só ir pra faculdade, já ir colocando a roupa e cozinhando. Não é nada disso!
Nós não temos todas as receitas do mundo na cabeça, aliás nós estudamos para aprender técnicas e desenvolver nossas receitas a partir do conhecimento adquirido e existem cadeiras que muitos nem imaginam que existam e por isso a decepção de muitos quando começam a cursar. Tem bioquímica, química, economia, história, controle de custos e etc...

Vantagens 
Com a mídia influenciando, a gastronomia anda crescendo muito nos últimos tempos.
A gastronomia permite que o profissional tenha diversas áreas para atuação, como: panificação, confeitaria, consultoria, área hospitalar, hotéis, buffet e entre tantas outras.
Desvantagens
Algo super importante que você deve saber é que enquanto as pessoas estão curtindo os feriados, nós estaremos trabalhando.
Antes de ser um verdadeiro gastrônomo você terá que investir.
Sabe todo aquele glamour que vemos na tv? Pois é, ele não existe! A não ser a satisfação que vem depois de ter terminado de preparar um bom prato.

O que é preciso pra cursar:
  • É necessários saber que existe uma diferença entre cozinhar em casa e cozinhar para 200 ou mais pessoas. 
  • Está disposta a sacrificar feriados e estética (temos que ter unhas sempre aparadas, sem esmalte, maquiagens, anéis, brincos, piercing, cabelos presos...)
  • Não ligar para o que as pessoas dizem porque muitos aparecem pra criticar e falar mal do curso, o tratando como se fosse um mero curso de culinária.
  • Ser organizada, porque depois de ter feito tudo você é quem irá limpar.
  • É necessário ter seu próprio material e uniforme, como comprar facas, colheres de medidas, o dolmã branco, calça de cozinheiro que geralmente é uma xadrez e um sapato fechado próprio pra cozinhar.
  • Tudo se resume em: humildade, dedicação, criatividade e amor a gastronomia.

Se eu for falar tudo o post irá ficar bem extenso e cansativo então qualquer dúvida fala nos comentários ou pode me procurar nas redes sociais que estarei respondendo.

Algumas fotos minhas:
Aula de Cortes - Habilidades e Técnicas de Cozinha
Habilidades e Técnicas de Cozinha
Evento da Cozinha Francesa
Cozinha Fria
Confeitaria
Fiquem na Paz!
Fabiana


Um comentário:

Aline Menezes disse...

Qual receita é essa última? Tá de dar água na boca! Huuuummmm...