quinta-feira, 30 de maio de 2013

Submissão de esposa uma benção!

Meninas o post da semana passado deu panos para a manga. Eu sei que o público do PDMC é jovem, mas com certeza já tem meninas namorando, noivas... tenho certeza que esse texto que escrevi com muito carinho vai abençoar  o relacionamento de vocês e vai ajudar  em seu casamento, quando entenderem que submissão é uma benção!
É uma caminhada...


Efésios 5.22-24
(22) Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, (23) pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. (24) Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.

Uma benção que muitas mulheres nestes tempos pós-modernos rejeitam e transformam (em suas cabeças) em maldição, justamente por não entenderem o mistério de Deus nisto.
Foi Deus que determinou assim e Ele não escolhe nada  que não seja bom para nenhum dos seus filhos, pois tudo que Ele faz é bom!
A sociedade cada vez mais competitiva tem estimulado os casais a entrar nesta louca avalanche de medição de forças, em vez de buscar uma vivência complementadora.
Uma família precisa de uma liderança. Nenhum organismo social vive sem uma liderança. Nem mesmo uma família, que precisa de uma liderança para o planejamento do futuro e para a tomada de decisões. Portanto, numa situação ideal, em que o casal busca a plenitude do Espírito Santo, a liderança é masculina.

Mas o que é submissão? Submissão é aceitar a liderança do marido, auxiliando-o, e respeitando a sua autoridade.  Filhos e servos devem obedecer. Esposas devem se submeter.

1. A mulher não deve se esconder atrás desta submissão para se livrar de suas responsabilidades. Submissão não significa que a mulher é inferior ao homem. É notório que há muitas mulheres mais capazes do que os homens. Existe um grande número de mulheres que são mais inteligentes, dinâmicas, organizadas e etc. Todavia, as suas virtudes e dons devem ser usados para potencializar as virtudes dos maridos e estimular a sua liderança.  

2. A mulher tem o direito e o dever de discordar do seu marido, se for o caso. Submissão não significa que a esposa deve anular a própria maneira de pensar. Se ela fizer isto, estará sendo insubmissa pela omissão do seu papel como auxiliadora.

3. Submissão não significa desistir de influenciar o marido. Muitas vezes, os maridos estão errados, mesmo que sinceramente errados, a companheira não pode omitir a sua opinião, nem desistir de se esforçar em demonstrar no que a liderança do marido poderá prejudicar toda a família.

4. Paulo não autoriza o marido a tratar sua esposa como pessoa inferior,  porque Deus não é cúmplice da covardia. Submissão não significa que ela deve render-se a toda exigência de seu marido. A mulher não é um objeto do seu esposo, pelo contrário, Deus a criou em igualdade de valor, e deve ser respeitada em suas opiniões, necessidades, anseios, sentimentos e limitações.

 "Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus" (Gálatas 3.26-28).
 Homem e mulher são diferentes, logo têm papéis diferentes, que devem ser valorizados. Papéis, biologicamente ou culturalmente dados, que cabe a cada um. No desenvolvimento destes papéis, homem e mulher, marido e esposa, são complementares.
Os maridos devem amar as suas esposas. Amar é a forma masculina da submissão feminina. O marido assume o seu papel, amando a sua esposa, amando os seus filhos, sem se impor com frases do tipo "aqui quem manda sou eu", próprias dos fracos.
Maridos, lamento dizer que a liderança tem um peso e não é sobre a mulher; é sobre o marido, que deve se comportar com sua esposa como Cristo se comportou em relação à igreja. E sabe como Jesus Cristo se comportou? : "embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!" (Filipenses 2.6-8)

Amém, glória a Deus!

Mas sabe o que falta hoje? Humildade.

 A bíblia diz que a mulher sábia edifica seu lar, mas a tola a destrói.  E com certeza em um casamento vai ter situações em que o casal não vai concordar em alguma coisa, por mais que a esposa explique com todo amor , calma e sabedoria  do mundo, os pontos de vistas não são iguais. E aí?
E aí que a última palavra é do homem, ele é a cabeça do lar e se ele não tomar posição, pode ter certeza que tem algo de errado no seu lar, pois ele não está exercendo o papel que  Deus escolheu para ele, de líder. A mulher tem que acatar, obedecer  e ir orar, pedir que se não for da vontade de Deus que seja como seu esposo escolheu, Deus toque no coração dele e mude a situação. Pois Deus não é Deus de confusão e já que o homem é o cabeça da casa, obedeça e descanse no Senhor, mesmo que isso te faça sofrer, se humilhe, pois com certeza absoluta o Senhor toma as providências necessárias. Deus honra a mulher obediente, quão maravilhoso é confiar no Senhor e ver o seu agir. Só quem sabe é quem passa por essa experiência! Faça um teste!
Atualmente as mulheres estão conquistando o espaço na sociedade e no mercado e querem levar isso para o lar. O marido não pode dizer nada que muitas colocam logo cara feia. No livro “A arte de permanecer casado” logo no início o autor fala que a nossa sociedade não é mais teocêntrica (Deus no centro de tudo, a vontade de Deus prevalecendo) e sim humanista (o homem no centro de tudo) e hedonista ( a felicidade imediata):



As pessoas não querem se humilhar (para depois ser exaltado), o que se tem hoje e muito (dentro das igrejas também) é nariz empinado e pouca humildade . E esquecemos que até Jesus sendo Deus, Criador, se humilhou para sua criatura, até JESUS aguentou CALADO e uma esposa não quer se humilhar para seu esposo (quando necessário, em prol do seu casamento).
Para finalizar quero citar algo muito interessante que li no livro “Mulher, Tu estás LIVRE! “ de T.D. Jakes. Ele falou sobre a “síndrome de Dalila”. Temos que admitir que Dalila tem algo para ensinar as esposas. Sansão era um homem que poderia ter muitas mulheres, do jeito que ele quisesse, mas ele sempre voltava para Dalila, o que essa mulher tinha?
Ela sabia compreender o homem ! A casa dela era local de descanso, ele tinha prazer de voltar para lá. Era um lugar onde um homem poderoso podia descansar a cabeça. Nossa casa é um lugar de descanso? É limpa e organizada? É acolhedora e convidativa? A casa de Dalila é! (Juízes 16, 4-20).
A bíblia diz : “Fazendo-o dormir  no seu colo” Juízes 16,19ª
Dalila tinha colo a oferecer, ela sabia que todo homem, bem no íntimo, é um menino. Muito homens passam o dia em suas lutas diárias, passam o dia “lutando contra o inimigo”, mas quando ele chegar em casa, ele quer ser acolhido, como menino. Temos que oferecer nossos braços e nossa canção!
Temos que permitir que nosso amor se concentre no doar, não no receber. Deus nos dará óleo da compaixão e a doce brisa de um amor sincero para derramar sobre as feridas do nosso marido após um dia de trabalho!
Eu e ele, ele e eu. Descanso..

Enfim, Dalila me deu uma grande lição, comecei a entender muita coisa depois disso.

Oro para que o Espírito Santo ministre sobre cada coração, Amém.

Um comentário:

Sara Lima disse...

Que benção é esse post!
Deus é lindo em todos os detalhes de nossas vidas!
Ameeeei, amei e amei! Que o mundo inteiro leia isso!