segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Correção que gera santificação

Constantemente ouço cristãos evangelizando e alegando que ao entregar a sua vida à Deus, tudo vai ficar mais fácil, melhor, mais doce, mais cor de rosa... Me pergunto se essas pessoas conhecem o mesmo evangelho que eu ou se os apertos que passo por seguir a Cristo são direcionados só pra minha pessoa. Servir à Deus é sem dúvidas a melhor escolha que você pode fazer, mas está longe de ser tão fácil. Buscar a santidade é estar em um processo constante de mudança, se submeter às correções do Senhor todos os dias, e esse processo dói demais.


Algumas pessoas vêem Deus como um carrasco, como alguém alheio às nossas dores, aos nossos problemas e dificuldades que tanto nos machucam, mas Ele não é assim. Como Pai, Deus deseja nos ver vivendo o melhor dele nessa terra, mesmo que ela não seja o nosso lugar. As correções do Senhor servem para nos instruir e nos moldar para situações futuras, a fim de que não venhamos a sofrer das mesmas dores quando outras circunstâncias baterem à nossa porta.

Não há nada de novo nesse discurso, mas somos tão falhos que no momento de desespero esquecemos de tudo aquilo que está diante dos nossos olhos. Quantas orações infladas de revolta você já direcionou ao Senhor? Quantos "por ques" falamos pra Ele, como se lá do Seu trono Ele estivesse nos torturando por puro prazer? Deixamos de crer que quando estamos seguindo a vontade de Deus, tudo o que acontece em nossa vida tem um propósito.

A santificação é um processo doloroso e gradual. É muito difícil abrir mão dos prazeres do mundo e confiar plenamente no que Deus prometeu para nós, afinal, a maioria dessas promessas não têm um prazo determinado, não estão à vista... Mas é disso que se trata a fé, correto? Então por que é tão difícil perseverar em meio às provações? Gosto muito de usar a metáfora da maratona para analisar nosso percurso nessa vida. Quando desejamos vencer uma maratona, precisamos nos empenhar intensamente nesse propósito e só assim alcançaremos nosso objetivo com sucesso. É necessário deixar uma série de vícios que possam nos atrapalhar de vencer, e para isso precisamos de perseverança, esforço contínuo... Não é diferente na corrida em busca da santidade, precisamos nos despir do velho homem e mirar no nosso alvo maior.

Jesus Cristo é Deus, mas também foi homem, e como homem viveu toda uma vida de santidade e morreu imaculado, santo, puro. Ele é o nosso maior exemplo de perseverança. Se o próprio Jesus passou por momentos de dificuldades e crise, por que seria diferente comigo e com você? Somos mais santos? Mais puros? E se Ele como homem, mesmo sendo Deus, conseguiu vencer as provações desse mundo, porque desistimos da corrida como se não fosse possível vencê-la?

E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por Ele, fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. [Hebreus 12:5-6]

O sofrimento faz parte da correção de Deus, e essa correção é a prova de que Ele nos ama. Não é fácil nem prazeroso se submeter ao molde do Senhor, mas o resultado dessa submissão são os frutos que Ele tem nos preparado, e isso sim é maravilhoso. Que tal preparar a terra do seu coração para receber esses frutos? Que tenhamos nossas forças renovadas a cada dia para perseverar nas provações e para nos submeter à correção do Senhor.

E na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. [Hebreus 12:11]

Beijos e fiquem com Deus!
Mari Melo