terça-feira, 11 de março de 2014

Pague suas contas!

Atualmente vivemos em um país capitalista, onde o dinheiro é quem movimenta a sociedade.

Materialmente falando, não possuímos nada se não puder comprar ou ganhar de alguém que comprou, ou seja, se você tem o dinheiro pode “ter” aquilo que quer, e se você não tem... Bem, trabalhar é uma ótima opção!


Mas, infelizmente há um mal que está sequestrando as pessoas: Querer possuir sem pagar o preço exigido.

As famosas: Dívidas.

Hoje há diversas formas de pagamento: á vista, no crediário, no cartão... Mas, nem sempre isso te ajuda, pelo contrario, você pensa que será fácil comprar algo de R$200,00 pois em 5 vezes ficará baratinho, só não se dá conta que uma parcela de R$40,00 aqui, outra de R$50,00 ali, vai juntando e pode dar mais que a sua renda mensal.
Sei que existem também muitos de vocês que ainda nem trabalham, só recebem ajuda dos pais ou fazem algum serviço para ter sua independência; e tem aqueles também que já possuem um emprego fixo. De qualquer forma, o objetivo desse post é você ter um Planejamento e controle da sua área financeira.
Já pensou que feio é um Cristão que compra o que não pode apagar, que vive atolado em dívidas, que vive aflito com as pessoas cobrando.
É isso que você quer pra sua vida? Acho que não.

Então, não olhe o valor, sendo pouco ou muito, seja correto e organizado.
Se possível, separe uma agenda para anotações sobre:

·         Salário Bruto (Tudo aquilo que você recebeu sem os descontos)
·         Dízimo (Sempre separe primeiro o Dízimo, esse dinheiro não é seu, então devolva para Deus)
·         Salário Liquido (Ou seja tudo aquilo que você tem depois dos descontos)

Agora crie um Planejamento:

1.       Quais são as coisas que preciso pagar este mês?
2.       O que eu realmente estou precisando comprar?
3.       Tenho o interesse em cumprir algum objetivo? Então quanto devo deixar guardado ou depositado numa Poupança?
4.       Comprei coisas á prestação será que vão se adequar ao meu salário?
5.       E o Cartão de Crédito? Sempre lembre que o boleto chegará, e pagar depois do vencimento só o atolará em juros.
6.       Eu quero, mas no momento não dá? Então espere, junte seu dinheiro, mas não caia na armadilha de comprar e não puder pagar. O preço vai ser pior pra você!

Mesmo antes de ter um emprego, eu já fazia isso com o dinheiro que meus pais me davam. Ficava louca só de pensar no que eu gastei meu dinheiro, então comecei a me organizar, tanto para não ficar maluca, tanto para cumprir um objetivo maior.

Um trecho bem interessante para incrementar esse post:

“Pratique a Responsabilidade Financeira. Não só precisamos aprender a ganhar dinheiro e nos sustentar, como também precisamos aprender como lidar com o dinheiro de forma responsável. Agora é o momento de aprender como fazer um orçamento, economizar e dar o dízimo de forma consistente.
Durante várias semanas, meus pais se reuniam comigo e mais dois amigos para nos ajudar a criar nosso próprio orçamento. Uma das tarefas era registrar cada centavo que gastássemos na semana. Que tarefa reveladora! Não tinha a mínima noção de quanto dinheiro eu desperdiçava comendo fora. Embora eu ainda saia, agora coloquei um limite de quanto gastar com comida no mês. Um outro rapaz que conheço percebeu que investia uma enorme quantia de seu salário em uma loja de roupa famosa! Ele diminuiu os gastos com roupa e começou a economizar e dar mais.
Porque nós solteiros não temos tantas responsabilidades quantos os casados, podemos facilmente desenvolver maus hábitos financeiros. Devemos ter a certeza de que não iremos desenvolver estes hábitos que poderiam colocar o casamento em má situação ou, até mais importante, desperdiçar os recursos de Deus. Além de aprendermos a fazer um orçamento, lançamentos de cheques e seguro de carro e saúde, também precisamos estabelecer nossa própria filosofia sobre finanças. Que tipo de estilo de vida Deus quer que busquemos? Qual é o Seu ponto de vista em relação ao dinheiro e outros bens? Quando estas questões são deixadas sem resposta, estes assuntos podem causar sérios problemas e arrependimento se desperdiçarmos nossas vidas buscando as coisas erradas. O livro que me ajudou tremendamente nesta área é Money, Possenssions and Eternity (Dinheiro, Bens e Eternidade) de Randy Alcorn (Tyndale House Pub., Wheaton, IL.) Larry Brukett também escreveu livros excelentes e guias de estudo sobre assuntos práticos relacionados com finanças; muitos deles foram escritos especificamente para jovens adultos.”

- Joshua Harris

Veja Meu lindo blog e fique na paz!

- Shirley Costa