quinta-feira, 12 de março de 2015

Sobre a Defraudação Emocional

Há um tempo considerável, foi publicado um texto aqui sobre Defraudação Emocional, com base no livro da Pastora Sheeva. E hoje, esse assunto precisa com urgência ser dito novamente, e é o que vamos fazer.
Primeiramente, vamos ao conceito:
Defraudação Emocional - "Em resumo, defraudar é despertar na outra pessoa sentimentos, desejos e expectativas que você não irá suprir. É tirar proveito, iludir e seduzir, sem a intenção de firmar um compromisso visando o casamento." (Extraído do livro: Como encontrar a pessoa certa?)
No jogo dos sentimentos, as pessoas ultimamente tem se defraudado muito em buscar do seu grande amor. O flerte, a paquera, a amizade com algumas intimidades, tem levado a um certo ponto fora do equilíbrio, porque na busca de sua autossatisfação, muitas pessoas investem pesado para conquistar outro, ou melhor iludir, e a pessoa que está do outro lado começa a pensar que achou sua metade da laranja, seu último biscoito do pacote, e começa a alimentar um sentimento que na realidade não está sendo recíproco.



Antes de tudo, quero te falar que tudo começa por escolhas. É claro que não queremos escolher ser defraudada ou muito menos defraudar alguém(amém?), mas quando falamos de sentimentos, andamos muito confusos a respeito de nossas emoções, pois na maioria das vezes não temos maturidade e nem controle para decidir o que é melhor para nós. Você pode orar, pode chorar, pode se questionar, mas a bola da vez de decidir é tua. Então antes de qualquer coisa, tome muito cuidado com o tipo de pessoa que você se relaciona, você pode até achar besteira, mas acredite:É nos mínimos detalhes que alguém que está com intenções impuras com você vai agir, te fazendo acreditar que é normal, mas no fundo no fundo, essa pessoa só quer te levar pra mais longe da felicidade.

É importante está com os olhos bem abertos, e o coração guardado em Deus, para que você não caia nesse tipo de armadilha. Não estou dizendo que você vai se fechar para relacionamentos achando que ninguém presta, mas antes de entregar seu coração, antes de criar expectativas (o que é quase impossível quando se trata de mulher), conheça com quem você está lidando, de todas as formas. Uma pessoa é medida pelas suas atitudes, por que as palavras podem esconder um coração malicioso.
Tem uma música do Thiago Grulha, que sou apaixonada, muitas pessoas me dizem que é melosa demais ou utópica, mas pra mim é a realidade em forma de poesia, e tem um trecho que é assim:
"Eu disse "Sim", mas não disse "Agora"... Deixa eu te conhecer. Me diga, quem é você?" 
É o que normalmente acontece, quando você diz "sim" pra uma amizade com o sexo oposto, muitos entendem que já significa querer ficar com a pessoa. E quando você explica que não decidiu nada, que não está apta para um namoro imediato, muitos pulam fora, por que não estão dispostos a te conhecer de verdade, só quer mesmo desfrutar da carnalidade. Mas, é muito importante conhecer para não se arrepender depois.
Sem esquecer também das frustrações que isso causa. Como se relacionar com alguém que na sua cabeça poderá ser o amor da sua vida, e não criar expectativas em relação a ele? 
Como parar de sentir algo que você considera incontrolável e ao mesmo tempo um erro?
Como viver nesse dilema de simplesmente esperar que um dia ele me ame, e enquanto isso eu fico aqui me iludindo, e ele com outras?
Para essas perguntas, um conselho simples: Pule fora!
Isso mesmo que você leu!
Lembra que falamos de escolhas? 
Você não é obrigada a viver assim, um dia sendo paquerada, no outro esquecida. Um dia sendo valorizada, no outro trocada. Sempre correndo atrás, mas quase nunca sendo procurada. 
Pode ser complicado aceitar, que suas emoções foram espremidas e sugadas como uma laranja, mas você ainda tem o controle sobre isso e pode muito bem mudar sua postura diante da situação! 
Se podemos ter o melhor, por que se conformar com migalhas? Por que escolher sofrer, se podemos ser feliz? Na vida tudo passa, as coisas boas e as ruins também!
Pode ser difícil agora, mas amanhã você sentirá alívio! Faça o que tiver de fazer, com sabedoria e Graça. Sem rancor, sem cara feia, sem vingança. Apenas, escolha se amar. 
Deus tem vitórias na vida sentimental pra você.
Uma grande surpresa te espera. 


Com muito amor e cheia de vontade de estar cada dia mais com vocês, orem por mim
- Shirley Costa


2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Aah paz!
Amei o post, que essas palavras possam chegar nos corações de outras mulheres, assim como chegou no meu.
Deus te abençoe querida!

CRIS ZAGO disse...

Amém! Muito bem colocado. Obrigada por compartilhar. Nossos anseios são os de muitas outras irmãs.